31 de agosto de 2012

OS 10 MANDAMENTOS DO 5S

I. Ficarei com o estritamente necessário.
II. Definirei um lugar para cada coisa.
III. Manterei cada coisa no seu lugar.
IV. Manterei tudo limpo e em condições de uso.
V. Combaterei as causas de sujeira.
VI. Identificarei toda situação de risco.
VII. Trabalharei com segurança.
VIII. Questionarei toda norma ou padrão até entendê-lo completamente.
IX. Procurarei formas de melhorar meu trabalho.
X. Honrarei todos os compromissos.

QUIZ 5S


27 de agosto de 2012

5s

Os 5S da Sustentabilidade©

Inovação e Gestão

Inovação para melhorar a gestão da empresa

Publicado em 25 de maio de 2009 às 06h59 por Fernanda Peregrino
ilustra007
A implementação de um novo método para gerir as atividades internas e externas da empresa reduz custos e, consequentemente, aumenta o lucro. O Álvaro Ochiru, dono da Maruzem, empresa de limpeza e conservação predial em Campo Grande (MS), sabe disso e por isso desenvolveu um modelo de gestão voltado para a eficiência!
O método baseado no sistema 5S o Álvaro Ochiru aprendeu no Japão, onde trabalhou durante anos como operário. De acordo com os 5S, a empresa deve estar atenta ao senso de utilização, organização, limpeza, padronização e autodisciplina. “Ele (o funcionário) tem um cronograma do início e final do horário de trabalho; o que que precisa fazer; qual o horário, local, produto químico e a ferramenta para executar a tarefa. Marcamos também o horário de almoço. O trabalho todo está cronometrado de segunda a sexta-feira.”
Bom, mas um método novo de gestão exige a implementação de modelo de controle.

Sebrae ajudando na inovação da Gestão

Como o Sebrae lhe ajuda a inovar em gestão


http://www.facadiferente.sebrae.com.br/2009/05/25/sistema-5s-e-outras-maneiras-inovadoras-de-gerir-sua-empresa/


O Sebrae adaptou o sistema 5S ao Brasil e criou o programa D-Olho na Qualidade, que alterou os nomes referentes a cada S para descarte, organização, limpeza, higiene e ordem. Algumas palavras são diferentes, mas o objetivo é o mesmo: aumento de produtividade. O curso está disponível gratuitamente pela internet no site http://educacao.sebrae.com.br e faz parte do Programa de Gestão de Qualidade.

A iniciativa possibilita a implementação de um sistema de gestão focado na qualidade e ensina aos empresários a gerir estrategicamente a empresa, de forma a tornar o negócio mais competitivo. O Programa de Gestão da Qualidade possui carga horária de 98 horas, distribuídas entre cursos e consultoria. O público alvo é formado por empresários que fundaram micro e pequenos negócios há mais de dois anos, já superaram as primeiras dificuldades e desejam expandir o empreendimento.
Entre as disciplinas, destaca-se “Fundamentos da Excelência”, que lhe ensina a diagnosticar os problemas de gestão de uma empresa e a implementar um conjunto de indicadores de desempenho empresarial. O curso  também abrange o método PDCA – outra ferramenta para melhorar a gestão da sua empresa. A sigla corresponde a planejamento (plan), execução (do), verificação (check) e ação (act). O ciclo começa durante o planejamento de uma mudança, que, em seguida, é colocada em prática. Depois disso, verifica-se o resultado. A partir dessa avaliação, o empresário deve agir no sentido de aprimorar o projeto inicial.
O Programa de Gestão de Qualidade compreende, ainda, a disciplina “Parcerias Eficazes”, que  destaca as parcerias como ferramentas importantes para a gestão dos negócios e  para o fortalecimento das relações entre empresas e clientes, fornecedores, sociedade, sócios e colaboradores. O curso denominado “Os Processos” é oferecido para melhorar os processos de produção e distribuição das micro e pequenas empresas.
O programa contempla, também, aulas de “Visão Estratégica”, que demonstram como pensar e agir estrategicamente no cotidiano empresarial.  Além dos cursos, o Sebrae oferece serviços de consultoria. Você pode recorrer aos consultores, por exemplo, para diminuir todas as formas de desperdício (matéria prima, tempo, etc.). Os especialistas vão até a sua empresa, fazem uma análise do processo produtivo e apontam a origem do problema.
Como você pôde perceber, existem diversas ferramentas para inovar em gestão. Busque o sistema que melhor se adapta ao seu empreendimento e inove sempre. A empresa que não inova em gestão assemelha-se a uma caixa d’água com furos. Não adianta colocar mais líquido, o recipiente não vai atingir a capacidade máxima. Resultado: a produtividade só tende a cair.



Programa 5S


Por falta de conhecimento, alguns entendem que o programa 5S é somente uma forma de organizar e  limpar um escritório ou um setor da fábrica.
Váias empresas que acreditam ter implantando o 5S, se limitam a descartar alguns utensílios, organizar e limpar o que sobrou, pintar paredes e fachadas.
"Pronto, implantamos o 5S ! " - dizem os diretores e gestores.
Se o 5S só fosse isso, chamaríamos faxineiros e pintores para sua implantação.
O Programa 5S é muito mais do que isso, trata-se de uma mudança de cultura dentro da organização, por isso é fundamental a participação e envolvimento da alta gerência em projetos deste tipo.
Os 3 primeiros S, são simples de serem executados e impressionam num primeiro momento, mas não trazem resultados efetivos na prática. O quarto e o quinto S, são os mais importantes para a organização. Numa empresa que realmente pratica o 5S, todos combatem o desperdício de tempo e de recursos em geral.
Funcionários têm prazer em cuidar de seus equipamentos, o espaço de trabalho é agradável, o risco de acidente é menor, a produtividade é maior e o índice de absenteísmo é menor.
Muitas vezes a organização que tenta implantar o 5S não explica quais os objetivos do projeto, não faz com que o trabalhador entenda que esta é uma forma de tornar o ambiente de trabalho melhor, favorecendo as relações de cooperação e trabalho em equipe.
É importante lembrar que o 5S não é a solução de todos os problemas de qualidade, mas é o primeiro passo para projetos mais audaciosos como a certificação das normas ISO por exemplo.
Após conhecerem o 5S, as pessoas da organização estarão mais dispostas a mudarem para melhor, facilitando a implantação de qualquer outro programa de qualidade, é por isso que o 5S é considerado como a base para a qualidade total. 
O grande desafio nas empresas brasileira é a disciplina, pois a tendência é relaxar e com o tempo a empresa volta a ser o que sempre foi e fica claro que não houve a mudança de cultura, que é fundamental para o sucesso e manutenção do programa.


10S: O QUE EU GANHO COM ISSO?

Tenho observado que algumas pessoas não têm muita certeza sobre os benefícios que o Programa 10S pode trazer para sua vida (pessoal e profissional). Isso é, até um certo ponto, compreensível.
Para dirimir as dúvidas restantes, apresento aqui o Programa 10S que mostra o que cada um ganha fazendo os sensos da qualidade:
Eliminação do desperdício - Quando você aplica os 10S, você tem muito mais consciência do uso dos recursos, porque você vai saber utilizá-los, vai zelar por eles e, dessa forma, eles vão ter mais durabilidade. Portanto, você vai poupar mais e combater o desperdício.
Otimização do espaço - Quando você resolve fazer uma faxina geral, jogando fora o que não lhe serve e arrumando o que sobrou, ao final, você observa o quanto de espaço que você ganha! Tendo espaço, você pode dispor melhor das coisas.
Racionalização do tempo - Ora, se eu tenho tudo organizado e sei onde estão as coisas, o tempo que eu vou perder procurando algo vai ser bem menor do que se estiver tudo revirado. 
Redução do estresse - É mais fácil você se estressar com o caos do que com o paraíso! Se suas coisas estão bagunçadas, isso acaba contagiando seu estado emocional. Se você vive num ambiente harmonioso, a tendência é você também ficar com um estado de espírito mais leve e equilibrado. 
Redução de condições inseguras e acidentes - Exemplo: você está voltando para casa depois de um dia de trabalho. Se você é uma pessoa prevenida, vai saber por onde ir correndo o mínimo de riscos possíveis, ficando atenta às pessoas ao seu redor e evitando certos gestos ou portar coisas de valor para não chamar atenção. O mesmo acontece no ambiente de trabalho. Se você tem consciência do que pode acontecer, você vai dar visibilidade às formas de se prevenir ou de reparar o sinistro, porque você previu essa situação, você a considerou como possível, então você buscou ferramentas para que ela não ocorresse, mas também se preveniu para o caso dela ocorrer. Um exemplo disso é o extintor que temos na sala de atendimento: visível e em perfeitas condições de uso.
Prevenção de quebras - Quando você utiliza melhor suas coisas, está evitando que elas se danifiquem com mais facilidade. 
Aumento da vida útil dos materiais - Quando você acondiciona corretamente os materiais, eles terão uma vida útil mais longa.
Padronização - Padronizar é criar uma rotina, sistematizar nossas ações. Todo dia, quando você chega no Sindvendas, você vai guardar suas coisas no seu armário, ligar seu computador, dar uma geral na sua agenda, limpar sua mesa, ler seus emails e só depois é que vai colocar seu planejamento do dia em ação. Você padronizou seu início de trabalho. O mesmo para suas responsabilidades: pra incluir um associado em algum benefício, como é que você procede? Primeiro, pega a pasta dele, depois verifica se está tudo ok, e por aí vai. Isso é padronização e ela é necessária para que todos saibam como proceder.
Prevenção da poluição - Como você passa a ter muito mais consciência do seu papel na empresa e na sociedade, vai saber também que deve fazer a sua parte para manter o ambiente que lhe cerca mais limpo, harmonioso... Porque isso vai trazer benefícios pra você!
Qualificação do profissional - O Senso de Treinamento é para isso: para desenvolver talentos, para gerar mais motivação nas pessoas, para fazer com que elas se sintam especiais, reconhecidas, valorizadas.
Melhoria das relações humanas - Não é óbvio falar que quando a gente está de bem com o mundo, o mundo também fica de bem com a gente? 
Incremento da eficácia - Com os 10S em prática, nosso trabalho rende muito mais, porque teremos nossas coisas organizadas, limpas, identificadas, não perdemos tempo com supérfluos, evitamos o desperdício e rendemos mais.
Confiabilidade dos dados - Organização é tudo! Se somos criteriosos com nosso trabalho, é de se esperar que o que produzimos seja mais confiável, esteja certo, seja real, verdadeiro.
Incentivo à criatividade - O Senso de Autodisciplina faz com que queiramos melhorar o que já fazemos bem ou que arranjemos outras formas de resolver os problemas que insistem em não dar certo. Para tanto, recorremos à criatividade para superar nossas ações.
Autodisciplina - Com os 10S, ficamos mais criteriosos com tudo, porque temos a consciência de que podemos melhorar, de que organizando o aspecto físico, também organizamos o espiritual / emocional / psicológico e mudamos nossa forma de encarar as adversidades.
Dignificação do ser humano - Quem é que não se sente extremamente feliz quando é elogiado / reconhecido? Se fazemos as coisas direito, a tendência é nos sentirmos sempre de bem com a vida. Se ajudamos o próximo, idem. Temos que pensar que a responsabilidade social começa conosco mesmo!
Base para a Qualidade Total - O Programa 10S é o primeiro passo para outros programas de qualidade, porque ele coloca ordem na casa, ele cria um ambiente propício para desafios maiores. Um exemplo disso foi o nosso crescimento na Avaliação do SEGS, passando do nível 1 para o nível 2.
Educação do cidadão - O Programa 10S é, acima de tudo, uma reeducação, uma mudança de postura e adoção de novos valores, outra cultura. É abandonar os hábitos que achamos inofensivos, mas que prejudicam o andamento da qualidade, para nos adequar a um novo padrão.

http://internoticias-sindvendas.blogspot.com.br/2010_12_05_archive.html

 

DO 5° S AO 10°S

http://www.qualidadebrasil.com.br/artigo/gestao/do_5_s_ao_10_s

Do 5º S ao 10º S

 

O programa 5S foi desenvolvido, no Japão, com o objetivo obter um local de trabalho ordenado, limpo e saudável, proporcionando a implantação de um sistema de gestão da qualidade na organização. Para que isso seja possível, os sensos de utilização, organização, limpeza, higiene e autodisciplina devem ser praticados e virar um hábito dentro da empresa.
Posteriormente, o programa ganhou mais três S’s, os sensos de determinação e união, de educação e treinamento e de economia e combate ao desperdício. Os 8S’s focam mais na mudança de hábitos e comportamentos, a partir da educação, qualificação e treinamento dos envolvidos no programa. Claro que só é possível implantar os 8S´s se os 5S´s estiverem funcionando totalmente.
Sendo a melhoria uma prática que deve ser continuamente buscada, assim também o Programa 5S’s foi sendo ampliado, visando um atendimento mais amplo de suas práticas. Nesse sentido, atualmente já se fala em 10S’s.
Os dois novos S’s são:
  • 9º Senso - Shisei Rinri – Senso dos Princípios Morais e Éticos
  • 10º Senso - Sekinin Shakai – Senso de Responsabilidade Social
O Programa dos 10S’s tem como princípios reeducar os hábitos pessoais, recuperar valores, melhorar o ambiente, cuidar da saúde e da segurança, modernizar as organizações, aumentar a produtividade e promover a consciência das pessoas para a prática da cidadania. Nesse sentido, a alta direção precisa estar comprometida com o programa, motivar e ser exemplo para os colaboradores.
O Programa 10S’s é composto pelos seguintes sensos:
  1. SEIRI - Senso de Utilização – Procure saber o que é essencial e o que precisa estar no ambiente de trabalho, eliminando tudo o que não agrega valor.
  2. SEITON - Senso de Ordenação – Determine um local adequado para armazenar/guardar cada item necessário para o exercício do seu trabalho e identifique tudo da melhor forma possível.
  3. SEISO - Senso de Limpeza – Procure manter o seu ambiente de trabalho sempre limpo e evitando também as fontes de sujeira.
  4. SEIKETSU - Senso de Saúde e Higiene – Cuide bem de sua bem higiene e de sua saúde, seja ela, física, mental ou emocional.
  5. SHITSUKE - Senso de Autodisciplina – Procure manter a prática dos S’s, transformando-os em hábito. Escreva as rotinas para garantir sua prática.
  6. SHIKARI YARO - Senso de Determinação e União – A equipe precisa estar unida e determinada a dar continuidade ao Programa e objetivos da empresa.
  7. SHIDO - Senso de Treinamento – Educação, treinamento e qualificação são essenciais a todos na organização. Preocupe-se com o desenvolvimento das pessoas.
  8. SETSUYAKU - Senso de Economia e Combate aos Desperdícios – É necessário realizar modificações que visem o combate ao desperdício, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
  9. SHISEI RINRI - Senso dos Princípios Morais e Éticos – É necessário ter moral e ética em todas as situações, seja na empresa ou fora dela.
  10. SEKININ SHAKAI - Senso de Responsabilidade Social – A organização e seus membros precisam ter comprometimento com a sociedade da qual pertencem, promovendo ações que visem contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos.
Não importa se você implantou o 5S e depois completou o Programa com os demais S’s ou se já implantou direto o 10S, o fundamental é manter o programa em funcionamento, e, para isso, todos na organização precisam estar empenhados. Com o tempo, será possível perceber que a prática de cada S se transformará em hábito.
São benefícios do Programa 10S:
  • maior senso de organização e economia;
  • aumento da produtividade das pessoas envolvidas;
  • menos riscos de acidentes no local de trabalho;
  • evita compras desnecessárias;
  • facilita a movimentação interna;
  • aumenta a produtividade;
  • ambiente mais agradável e sadio;
  • diminuição do desperdício;
  • melhoria da imagem interna e externa da empresa;
  • elevação dos níveis de satisfação e motivação pessoal;
  • foco na prevenção de doenças;
  • conscientização da responsabilidade nas tarefas;
  • cumprimento das regras estabelecidas;
  • maior compromisso dos colaboradores;
  • melhoria nas relações interpessoais;
  • preservação do meio ambiente;
  • atitudes éticas seja nas relações internas ou externas.
O Programa dos 10S’s, assim como o dos 5S’s, é um programa amplo, possível de ser implantado em todos os tipos e tamanhos de organização.

PROGRAMA DE QUALIDADE 10S- 10 SENSOS

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/programa-de-qualidade-10s-10-sensos/22096/


PROGRAMA 10S
RESUMO

A utilização de técnicas de estimulo à cultura da qualidade desenvolvidas no Japão provocou diversas mudanças nas organizações brasileiras. O Programa 5S foi uma das primeiras ferramentas utilizadas na melhoria da gestão. Para o significado ser bem entendido, e não perder o conceito dos “S” , foi colocada a palavra Senso no início de cada tradução para o português, ficando assim definidos: 1ºS Seiri (Senso de Utilização), 2ºS Seiton (Senso de Ordenação), 3ºS Seisoh (Senso de Limpeza), 4ºS Seiketsu (Senso de Saúde) e 5ºS Shitsuke (Senso de Autodisciplina). Posteriormente foram lançados outros 3(três) Sensos: 6ºS Shikari Yaro (Senso de Determinação e União), 7ºS Shido (Senso de Aprendizado e Treinamento) e 8ºS Setsuyaku (Senso de Economia e Combate aos Desperdícios). Em um artigo de revista, do qual se perdeu o original, apareceu a sugestão de se adotar um Senso de Princípios Morais e Éticos, que a TQM – Técnicas de Qualidade e Marketing Ltda.(www.tqm.com.br), passou a utilizar em seus trabalhos de consultoria como sendo o 9º S - Shisei Rinri. O engenheiro José Ailton Baptista da Silva, fundador e consultor sênior da empresa TQM, fez a proposição do 10ºS Sekinin Shakai (Senso de Responsabilidade Social), chegando assim ao Programa 10S.

PROGRAMA 10S
1. SEIRI - Senso de Utilização
2. SEITON - Senso de Ordenação
3. SEISOH - Senso de Limpeza
4. SEIKETSU - Senso de Saúde
5. SHITSUKE - Senso de Autodisciplina
6. SHIKARI YARO – Senso de Determinação e União
7. SHIDO – Senso de Treinamento
8. SETSUYAKU – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios
9. SHISEI RINRI – Senso dos Princípios Morais e Éticos
10. SEKININ SHAKAI – Senso de Responsabilidade Social

O programa 10S é uma proposta que visa reeducar as pessoas, recuperar valores, buscar a melhoria nos ambientes, aumentar a produtividade, não descuidar da saúde e segurança, modernizar as organizações, e acima de tudo, buscar a conscientização das pessoas para práticas de cidadania.

O texto completo você encontra em:
Fonte: http://www.tqm.com.br/artigos/roll-noticiapronta.asp?numNoticia=46
Acesso em: 02 abr 2008.

ATT.
Cleiton de Matos

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter


As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

21 de agosto de 2012

Dataprev implanta os 10 sensos em programa de qualidade de vida.

http://portal.dataprev.gov.br/category/sem-categoria/

 

Programa de Qualidade de Vida 

 Enviado por Thais do Carmo - Terça, 15 de maio de 2012

 
Objetivo geral: Estimular a adoção de hábitos e estilos mais saudáveis de vida, conciliando os interesses da empresa e dos empregados, de forma a contribuir com a melhoria dos índices de saúde corporativa.
Gerência do Programa: Diretoria de Pessoas (DPE).
Responsável pelo Programa na Dataprev: Superintendência de Atendimento (SUAT).
Principais ações: Campanhas Educativas de Prevenção e Promoção à Saúde; Ginástica Laboral; Execução do Programa de Apoio ao Empregado (PAED); Ergonomia; Atendimento Psicossocial; Retorno Laborativo; Serviço de Área Protegida (UTI Móvel).
Principais resultados:
  • Foram realizadas 150 campanhas educativas de prevenção em nível nacional que envolveram a participação de 5261 empregados em temas variados;
  • Dentre as ações educativas destacou-se a campanha de prevenção ao uso de drogas onde uma cartilha sob o título “Drogas: Conhecendo para escolher Mudar!” foi elaborada e divulgada a todos os empregados;
  • Destaque para a Campanha Nacional de Vacinação Anti Gripal, que em 2010 teve um tratamento atípico, optando-se pelo reembolso de  R$ 40,00 (quarenta reais) para a vacina bivalente e de R$ 80,00 (oitenta reais) para a vacina trivalente, aos empregados interessados;
  • A atividade de Ginástica Laboral foi implantada em treze Unidades Regionais (URAL, URBA, URCE, URDF, URES, URMA, URMG, URMS, URPI, URPR, URRS, URSC e URSP) beneficiando em torno de 950 empregados, além dos estagiários, jovens aprendizes e terceirizados que trabalham nessas unidades. Das unidades que praticaram a atividade no transcorrer do ano de 2010, a média geral anual de participação encontrou-se em torno de 56%, estando assim distribuído;
  • Foram registrados 177 atendimentos o que denota um decréscimo de 30% observado em praticamente todos os meses do período. As principais quedas foram observadas nas consultas jurídicas (-34%), nas demandas voltadas para problemas emocionais/comportamentais (- 35%), problemas na esfera familiar (- 29%) e problemas relacionados à dependência química (- 95%);
  • Foi identificada a necessidade de manter uma permanente comunicação sobre o Programa, para também contar com o grupo de gestores na orientação aos empregados com problemas pessoais de origens distintas;
  • Foi verificada redução na procura dos serviços do PAED no 2º ano de contrato;
  • O índice de procura ao PAED saltou de 17 para 25 atendimentos no mês, representando um aumento de 47% e pode ser entendido como uma resposta à divulgação intensa do PAED, promovida pela área gestora do Programa (DIQV), por ocasião do Dia Mundial de Saúde Mental;
  • Implantação do Projeto Novo Mobiliário, Ergonomia e Aplicação dos 10 Sensos no Edifício Waldir Pires, na Álvaro Rodrigues (RJ), em parceria com a Segurança do Trabalho, a Coordenação-Geral de Responsabilidade Social e a Coordenação de Planejamento de Segurança de Informações. A concepção do novo layout com espaços abertos favorecendo a maior interação entre os empregados, demandou uma intervenção de forma a orientar os empregados sobre a necessidade da adoção de novos hábitos e comportamentos em seu ambiente de trabalho, desenvolvendo novas atitudes beneficiando o convívio e proporcionando maior produtividade e qualidade de vida;
  • Disponibilização, na Intranet, de material informativo com orientações ergonômicas sobre o trabalho informatizado;
  • Elaboração de livretos com informações sobre a metodologia adotada (10 Sensos) e sua aplicação ao trabalho, que foram entregues na véspera da reunião com os empregados;
  • Elaboração de folhetos sobre segurança da informação que foram entregues junto com os livretos do Projeto;
  • Foram realizados 291 atendimentos psicossociais, sendo que 283 couberam ao Serviço Social e oito à Psicologia do Trabalho. A maioria das demandas por este atendimento ocorreu por procura espontânea do empregado (96%). Apenas 2% dos casos foram encaminhados pela chefia imediata;
  • Foram realizados no total 156 atendimentos psicossociais, sendo 141 pelo Serviço Social e 15 pela Psicologia do Trabalho. Neste semestre, 93% dos atendimentos foram realizados por demanda espontânea e cerca de 5% foram encaminhados pela chefia;
  • No total, foram realizados 447 atendimentos, sendo 424 pelo Serviço Social e 23 pela Psicologia, conforme demonstrado na Tabela XX. A maioria dos antedimentos são realizados presencialmente (56%), seguidos pelos atendimentos efetuados via contato telefônico (31%), por e-mail (9%) e em visita domiciliar ou hospitalar (4%);
  • O Programa de Acompanhamento de Empregado Afastado e Retorno ao Trabalho atendeu 14 empregados, dentre os quais apenas cinco retomaram suas atividades laborativas na empresa. Destes cinco, quatro ainda estão sob acompanhamento. Um caso foi concluído de forma satisfatória na sua reintegração ao trabalho, mostrando a efetividade desse tipo de apoio para o empregado que esteve afastado e para sua gerência;
  • Até dezembro de 2010 foram realizados 07 (sete) chamados, sendo 05 (cinco) empregados medicados no local de trabalho e 2 (dois) removidos e internados.

20 de agosto de 2012


MELHORIA CONTÍNUA
 "Os 10 Sensos"
A utilização de Sensos como técnicas de estímulo a cultura da qualidade, foi desenvolvida pelas Empresas Japonesas na década de 70 e mundialmente difundida no ocidente nos anos 80 e 90, provocando diversas melhorias no âmbito empresarial, sendo estendida a todos os setores da sociedade.
Origens
O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade, que havia então, de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após sua derrota para as forças aliadas. O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país.
O que é o Programa "5S"
O "Programa 5S" ganhou esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa.



 

Os 5S, como aplicar em casa e no trabalho
 
5S
Conceito
Objetivo particular
Português
Japonês
Classificação
整理, Seiri
Separar os desnecessários
Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil
Ordem
整頓, Seiton
Situar os necessários
Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz
Limpeza
清掃, Seisō
Suprimir os supérfluos
Melhorar o nível de limpeza
Normalização
清潔,Seiketsu
Sinalizar anomalias
Prevenir o aparecimento de supérfluos e a desordem
Manutenção
, Shitsuke
Seguir melhorando
Incentivar esforços de aprimoramento
Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Ou melhor, dizendo, a organização de uma casa depende de todos que nela ficam, pois cada “coisa” tem o seu lugar e tem que voltar para o lugar de onde saiu. Depois de cada “coisa” no seu devido lugar você vai ter menos tempo gasto na hora de guardar roupas, acessórios, utensílios de cozinha, dispensa e muito mais. Ganhando mais espaço para seus objetos, conforto, praticidade no dia-a-dia, tempo para curtir a família e principalmente mais qualidade de vida! Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para algumas pessoa.

Objetivos do programa 10S

O Programa 10S visa à melhoria do ambiente de trabalho, no sentido físico, lógico e mental.

Sua base é educativa e prepara as pessoas para a observação crítica da sua realidade e atuação nos desperdícios , na  desorganização, sujeira, nos fatores que acarretam doenças e conflitos e em outras anomalias do ambiente.