Dataprev implanta os 10 sensos em programa de qualidade de vida.
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Programa de Qualidade de Vida
Enviado por Thais do Carmo - Terça, 15 de maio de 2012
Objetivo
geral: Estimular a adoção de hábitos e estilos mais saudáveis de vida,
conciliando os interesses da empresa e dos empregados, de forma a
contribuir com a melhoria dos índices de saúde corporativa.
Gerência do Programa: Diretoria de Pessoas (DPE).
Responsável pelo Programa na Dataprev: Superintendência de Atendimento (SUAT).
Principais
ações: Campanhas Educativas de Prevenção e Promoção à Saúde; Ginástica
Laboral; Execução do Programa de Apoio ao Empregado (PAED); Ergonomia;
Atendimento Psicossocial; Retorno Laborativo; Serviço de Área Protegida
(UTI Móvel).
Principais resultados:
- Foram realizadas 150 campanhas educativas de prevenção em nível nacional que envolveram a participação de 5261 empregados em temas variados;
- Dentre as ações educativas destacou-se a campanha de prevenção ao uso de drogas onde uma cartilha sob o título “Drogas: Conhecendo para escolher Mudar!” foi elaborada e divulgada a todos os empregados;
- Destaque para a Campanha Nacional de Vacinação Anti Gripal, que em 2010 teve um tratamento atípico, optando-se pelo reembolso de R$ 40,00 (quarenta reais) para a vacina bivalente e de R$ 80,00 (oitenta reais) para a vacina trivalente, aos empregados interessados;
- A atividade de Ginástica Laboral foi implantada em treze Unidades Regionais (URAL, URBA, URCE, URDF, URES, URMA, URMG, URMS, URPI, URPR, URRS, URSC e URSP) beneficiando em torno de 950 empregados, além dos estagiários, jovens aprendizes e terceirizados que trabalham nessas unidades. Das unidades que praticaram a atividade no transcorrer do ano de 2010, a média geral anual de participação encontrou-se em torno de 56%, estando assim distribuído;
- Foram registrados 177 atendimentos o que denota um decréscimo de 30% observado em praticamente todos os meses do período. As principais quedas foram observadas nas consultas jurídicas (-34%), nas demandas voltadas para problemas emocionais/comportamentais (- 35%), problemas na esfera familiar (- 29%) e problemas relacionados à dependência química (- 95%);
- Foi identificada a necessidade de manter uma permanente comunicação sobre o Programa, para também contar com o grupo de gestores na orientação aos empregados com problemas pessoais de origens distintas;
- Foi verificada redução na procura dos serviços do PAED no 2º ano de contrato;
- O índice de procura ao PAED saltou de 17 para 25 atendimentos no mês, representando um aumento de 47% e pode ser entendido como uma resposta à divulgação intensa do PAED, promovida pela área gestora do Programa (DIQV), por ocasião do Dia Mundial de Saúde Mental;
- Implantação do Projeto Novo Mobiliário, Ergonomia e Aplicação dos 10 Sensos no Edifício Waldir Pires, na Álvaro Rodrigues (RJ), em parceria com a Segurança do Trabalho, a Coordenação-Geral de Responsabilidade Social e a Coordenação de Planejamento de Segurança de Informações. A concepção do novo layout com espaços abertos favorecendo a maior interação entre os empregados, demandou uma intervenção de forma a orientar os empregados sobre a necessidade da adoção de novos hábitos e comportamentos em seu ambiente de trabalho, desenvolvendo novas atitudes beneficiando o convívio e proporcionando maior produtividade e qualidade de vida;
- Disponibilização, na Intranet, de material informativo com orientações ergonômicas sobre o trabalho informatizado;
- Elaboração de livretos com informações sobre a metodologia adotada (10 Sensos) e sua aplicação ao trabalho, que foram entregues na véspera da reunião com os empregados;
- Elaboração de folhetos sobre segurança da informação que foram entregues junto com os livretos do Projeto;
- Foram realizados 291 atendimentos psicossociais, sendo que 283 couberam ao Serviço Social e oito à Psicologia do Trabalho. A maioria das demandas por este atendimento ocorreu por procura espontânea do empregado (96%). Apenas 2% dos casos foram encaminhados pela chefia imediata;
- Foram realizados no total 156 atendimentos psicossociais, sendo 141 pelo Serviço Social e 15 pela Psicologia do Trabalho. Neste semestre, 93% dos atendimentos foram realizados por demanda espontânea e cerca de 5% foram encaminhados pela chefia;
- No total, foram realizados 447 atendimentos, sendo 424 pelo Serviço Social e 23 pela Psicologia, conforme demonstrado na Tabela XX. A maioria dos antedimentos são realizados presencialmente (56%), seguidos pelos atendimentos efetuados via contato telefônico (31%), por e-mail (9%) e em visita domiciliar ou hospitalar (4%);
- O Programa de Acompanhamento de Empregado Afastado e Retorno ao Trabalho atendeu 14 empregados, dentre os quais apenas cinco retomaram suas atividades laborativas na empresa. Destes cinco, quatro ainda estão sob acompanhamento. Um caso foi concluído de forma satisfatória na sua reintegração ao trabalho, mostrando a efetividade desse tipo de apoio para o empregado que esteve afastado e para sua gerência;
- Até dezembro de 2010 foram realizados 07 (sete) chamados, sendo 05 (cinco) empregados medicados no local de trabalho e 2 (dois) removidos e internados.
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